Rua Maria de Abreu Moraes, 208 B – Laranjeiras – Caieiras/SP
11 5555.4414       SOLICITAR ORÇAMENTO

Precisão e exatidão: entenda a diferença entre os processos

precisão e exatidão
Compartilhe

Os instrumentos de medição são conhecidos por proporcionar valores precisos em seus processos. No entanto, quando nos aprofundamos no modo de funcionamento desses equipamentos, é possível ter conhecimento maior sobre dois fatores fundamentais: a precisão e a exatidão.

Leia também: MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS AGREGA DIFERENTES BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO; VEJA

No primeiro caso, o termo está relacionado aos valores medidos. Para se certificar de que a precisão está correta, são comparadas duas cifras, um processo que visa analisar se ambas estão próximas. É importante ressaltar que nesse caso, não é necessário que a medição seja exata, uma vez que precisa ser apenas próxima.

Precisão e exatidão: segundo processo apresenta valores mais corretos

precisão e exatidão

A exatidão, como o próprio nome já diz, é um processo que busca apresentar um valor extremamente correto. No entanto, é preciso estabelecer que esse tipo de objetivo é muito difícil de ser alcançado. Por conta disso, a exatidão costuma ser realizada para apresentar um número mais próximo do que a precisão. 

Para exemplificar, em um processo de medição de tensão que busca analisar uma bateria que de fato possui 9V, a exatidão pode apresentar um valor como 9,1 ou 8,9. A precisão, por sua vez, pode demonstrar números como 9,30, 9,31 ou 9,33.

Leia também: CONHEÇA AS INDÚSTRIAS EM QUE O VISCOSÍMETRO É APLICADO

Tecnomeca – Indústria de Aparelho de Medição Ltda.

Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.

Isso porque, a Tecnomeca conta com equipe e soluções de ponta para consertar os seus equipamentos, seja ou não de nossa fabricação. Além disso, temos uma ampla infraestrutura que nos permite consertar até mesmo no seu dispositivo importado. Traga ele para cá e faça seu orçamento conosco! Conheça mais sobre o nosso site.