A calibração de um instrumento de medição é conhecida por prezar pela periodicidade. Se tratando desse quesito, surgem algumas dúvidas em relação a validade do procedimento e se há uma data exata para que problemas possam voltar a aparecer.
Leia também: CONFIRA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA NÃO DANIFICAR OS PRODUTOS DURANTE A MEDIÇÃO
Apesar dos equipamentos serem exatos, o mesmo não pode ser dito da validade da calibração. Isso se deve ao fato de não ser possível definir um prazo com exatidão, uma vez que é preciso avaliar uma série de fatores distintos. Entre os quesitos que devem ser analisados, estão:
Por conta dos fatores citados, é possível concluir que mesmo as pequenas ações do cotidiano podem influenciar na validade da calibração. Uma prova disso é o fato de instrumentos idênticos e calibrados na mesma data, comumente apresentarem uma necessidade de calibração em tempo distintos.
Independente de qual seja a periodicidade de necessária, a Tecnomeca recomenda que o procedimento seja realizado ao menos uma vez por ano.
Leia também: Falta de uma medição adequada pode resultar em prejuízos para os seus negócios
Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.
Rua Maria de Abreu Moraes, 208 B – Laranjeiras – Caieiras/SP
© Todos os direitos reservados 2019 - Tecnomeca Indústria de Aparelhos de Medição Ltda.
Website desenvolvido Alliance Comunicação