Assim como acontece com diversos ramos, a indústria do papel é repleta de procedimentos que visam garantir a boa qualidade dos produtos. Entre esses processos está a colorimetria, uma etapa que consiste na medição de cores.
Leia também: CONHEÇA OS TESTES DE COMPRESSÃO REALIZADOS EM CAIXAS DE PAPELÃO
Essa medida é realizada por meio da utilização de instrumentos como o colorímetro e o espectrofotômetro. O primeiro maquinário se caracteriza por ser mais fácil de ser utilizado. A sua operação consiste no uso de uma luz branca, que por sua vez ilumina a amostra e os filtros coloridos, identificando três bandas diferentes do espectro visível.
Já o espectrofotômetro é um equipamento mais avançado, sendo consideravelmente mais caro e com outras funções. Uma das que mais se destaca é a capacidade de selecionar uma ampla variedade de condições de observador e iluminante. Além disso, também é capaz de identificar o metameríssimo, um fenômeno que se caracteriza por apresentar duas amostras coincidindo perfeitamente sob determinadas condições.
Como é de conhecimento comum, cada pessoa enxerga as cores de um modo, havendo pequenas variáveis que podem interferir na percepção. É justamente por isso que a medição é realizada, uma vez que é preciso se certificar que os produtos estão apresentando as características exatas.
Para isso ser feito, é preciso considerar os seguintes fatores:
Aceitabilidade: é um conceito subjetivo, no qual o usuário final do produto possui uma tolerância de cor entre os materiais recebidos. Por conta disso, varia de pessoa para pessoa.
Perceptibilidade: é um conceito mensurável matematicamente, que se relaciona à diferença de cores que serão ou não perceptíveis aos observadores. Desse modo, pode ser medido, analisado e certificado.
Leia também: MEDIÇÃO DE NÍVEL NA INDÚSTRIA: SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROCEDIMENTO
Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.
Isso porque, a Tecnomeca conta com equipe e soluções de ponta para consertar os seus equipamentos, seja ou não de nossa fabricação. Além disso, temos uma ampla infraestrutura que nos permite consertar até mesmo no seu dispositivo importado. Traga ele para cá e faça seu orçamento conosco! Conheça mais sobre o nosso site.
Rua Maria de Abreu Moraes, 208 B – Laranjeiras – Caieiras/SP
© Todos os direitos reservados 2019 - Tecnomeca Indústria de Aparelhos de Medição Ltda.
Website desenvolvido Alliance Comunicação