Rua Maria de Abreu Moraes, 208 B – Laranjeiras – Caieiras/SP
11 5555.4414       SOLICITAR ORÇAMENTO

Como definir os critérios de aceitação de instrumentos?

Compartilhe

Lidar com equipamentos de medição requer uma série de medidas, seja a calibração, manutenção ou modo de aplicação nas atividades de trabalho. No entanto, tão importante quanto esses processos é a definição dos critérios de aceitação dos instrumentos.

Leia também: METROLOGIA NA ANÁLISE DE ALIMENTOS: SAIBA COMO O PROCESSO GARANTE A QUALIDADE DOS PRODUTOS

Esse tópico é responsável por estabelecer quais quesitos um equipamentos deve corresponder para que possam ser utilizados. Desse modo, é possível assegurar que a funcionalidade não enfrentará problemas, que as calibrações serão bem realizadas e que o desempenho do maquinário estará de acordo com as expectativas da empresa.

Para garantir esses benefícios, é importante que o primeiro passo seja verificar as normas ISO. Entre as mais famosas estão:

  • ISO 9000: responsável por manter um alto padrão de qualidade e a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SQL);
  • ISO 14000: diretriz relacionada à gestão ambiental eficiente, relativa a leis ambientais e a criação de um ambiente sustentável;
  • ISO 50001: voltada para a implementação de um sistema de gestão de energia. 

Quais são os critérios de aceitação de instrumentos?

Cada tipo de equipamento conta com seus critérios próprios, não sendo possível estabelecer um procedimento único para todos. Por isso, é indicado conhecer o instrumento e tirar dúvidas com o fabricante.

Apesar disso, existem quesitos em comum entre todos os maquinários, sendo eles:

  • Erros durante a calibração;
  • Erros do tipo de padrão utilizado;
  • Temperatura de calibração;
  • Validade do certificado;
  • Influência do equipamento no produto final;
  • Desempenho de cada máquina;
  • Risco de acidentes.

Leia também: SAIBA COMO ASSEGURAR A EFICIÊNCIA DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO

Tecnomeca – Indústria de Aparelho de Medição Ltda.

Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.

Isso porque, a Tecnomeca conta com equipe e soluções de ponta para consertar os seus equipamentos, seja ou não de nossa fabricação. Além disso, temos uma ampla infraestrutura que nos permite consertar até mesmo no seu dispositivo importado. Traga ele para cá e faça seu orçamento conosco! Conheça mais sobre o nosso site.