Realizar o teste de tração é parte fundamental para avaliar a qualidade de certos produtos, como o papel e o papelão. Podendo ser aplicado por meio da utilização de aparelhos como a guilhotina, a avaliação serve principalmente para submeter um corpo de prova de dimensões definidas a um esforço até que haja ruptura.
Para entender um pouco melhor como isso funciona, basta imaginar que o produto é colocado no maquinário, esse que fica responsável por exercer uma força sobre o material analisado. Dentre os dados obtidos estão: limite elástico, limite de escoamento e limite de ruptura.
Durante a realização do teste, os dados são obtidos e computados durante todo o processo, o que permite a análise posterior das informações.
Como já citado, os dados obtidos pelo ensaio são:
Limite elástico: após a aplicação da tensão, o material não sofre alterações e são obtidos dados sobre o módulo de elasticidade. Essa informação é muito importante para determinar qual será a aplicação do material. Aqueles que possuem grandes módulos de elasticidade, por exemplo, apresentam baixa deformação e por isso são mais rígidos.
Limite de escoamento: nessa fase ocorre uma deformação permanente no material, um processo comum e aplicado em muitos produtos. Esse tipo de procedimento serve como um limite de segurança, utilizado por analistas, para garantir que o produto trabalhará em regime elástico.
Limite de ruptura: última etapa de todo o teste de tensão, o limite de ruptura é responsável por determinar o nível de ductilidade do material. Isso significa avaliar o quão frágil ou resistente um material é por meio do grau de deformação suportado pelo mesmo até o momento de sua fractura.
Leia também: POROSÍMETRO GURLEY ARMAZENA RESULTADOS DOS ENSAIOS; VEJA
Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.
Isso porque, a Tecnomeca conta com equipe e soluções de ponta para consertar os seus equipamentos, seja ou não de nossa fabricação. Além disso, temos uma ampla infraestrutura que nos permite consertar até mesmo no seu dispositivo importado. Traga ele para cá e faça seu orçamento conosco! Conheça mais sobre o nosso site.
Rua Maria de Abreu Moraes, 208 B – Laranjeiras – Caieiras/SP
© Todos os direitos reservados 2019 - Tecnomeca Indústria de Aparelhos de Medição Ltda.
Website desenvolvido Alliance Comunicação