Manter o controle de qualidade dos produtos é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Para alcançar essa meta, são aplicados muitos procedimentos que variam de acordo com a indústria em que a companhia está inserida. No caso daquelas que trabalham com o fornecimento de papelão ondulado, é possível contar com o teste de compressão de coluna e o teste de gramatura.
Leia também: VEJA COMO O PAPEL MATA-BORRÃO AUXILIA NO FUNCIONAMENTO DO COBB TESTER
No caso do procedimento aplicado para medir a gramatura, é preciso seguir a norma NBR 11950 que determina, dentre outras coisas, a maneira como o resultado do teste deve ser expresso. De acordo com a legislação, o cálculo tem de ser mostrado em gr/m².
Por meio dessa medição, é possível conferir algumas das principais características do produto, como sua força e peso, ambos definidos em gramas por metro quadrado.
O teste de compressão de coluna, por sua vez, é realizado para analisar as características de um dos itens principais para a qualidade do produto: a coluna. Responsável por determinar o quão forte e resistente ao empilhamento o papelão serão, essa propriedade deve ser verificada atentamente.
Sendo assim, o processo é realizado para determinar a resistência por meio da aplicação de uma força perpendicular a um corpo de provas. Com isso, é possível saber quantas caixas são possíveis de serem empilhadas sobre outras.
Diferente do teste de gramatura, esse procedimento é realizado de acordo com a norma NBR 6737, uma legislação que determina que o resultado seja expresso por Kgf/cm.
Leia também: MEDIÇÃO PARA PAPÉIS TISSUE: VEJA A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO
Sediada na cidade de São Paulo e com forte atuação em todo o território nacional e Mercosul, a Tecnomeca desenvolve soluções para as indústrias de celulose, papel, papelão ondulado e embalagens. Nosso trabalho é oferecer os melhores equipamentos para o controle da qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como seus serviços de manutenção, reforma e calibração com profissionais especializados.
Isso porque, a Tecnomeca conta com equipe e soluções de ponta para consertar os seus equipamentos, seja ou não de nossa fabricação. Além disso, temos uma ampla infraestrutura que nos permite consertar até mesmo no seu dispositivo importado. Traga ele para cá e faça seu orçamento conosco! Conheça mais sobre o nosso site.
Rua Maria de Abreu Moraes, 208 B – Laranjeiras – Caieiras/SP
© Todos os direitos reservados 2019 - Tecnomeca Indústria de Aparelhos de Medição Ltda.
Website desenvolvido Alliance Comunicação